A Pólio

O que quer dizer pólio?

Pólio é a abreviação de Poliomielite. É uma doença altamente infecciosa causada por um vírus.  A pólio quando chega ao sistema nervoso, causa paralisia irreversível em questão de horas.

Como o vírus se propaga?

O vírus entra no corpo através da boca e se multiplica no intestino. O vírus é transmitido ao meio ambiente pelas fezes e é transmitido por alimento ou água contaminada. Se um número suficiente de pessoas está imunizado contra a pólio, o vírus é incapaz de encontrar pessoas suscetíveis de infectar, e morre. Uma em cada 100 a 200 infecções fica com uma paralisia irreversível, principalmente nas pernas.

Como é a paralisia?

Da boca, o vírus vai para o intestino, entra na corrente sanguínea, e destrói as células nervosas que ativam os músculos. Os músculos perdem a funcionalidade e os membros tornam-se flexíveis e sem vida. Algumas vítimas recuperam os movimentos através de um processo natural de regeneração das células nervosas. Outras precisam ser submetidas a cirurgias corretivas.

Outro tipo de paralisia é a troncal, que envolve o tronco e os músculos do tórax. Nestes casos, a doença afeta a capacidade respiratória. Dentre os paralisados, 5% a 10% morrem quando os músculos respiratórios ficam imobilizados.

Quais são as maiores vítimas da pólio?

As crianças estão em risco elevado. Mais de 50 por cento dos casos de pólio ocorrem em crianças com menos de 3 anos de idade. Por esse motivo, a doença da pólio é conhecida também como paralisia infantil.

Existe cura para a pólio?

Não há cura. Ela apenas pode ser evitada. Existem vacinas seguras e eficazes para a sua prevenção. A estratégia para erradicar a pólio é, portanto, a imunização de todas as crianças até cessar a sua transmissão, para que o mundo se veja livre da doença.

Como ocorrem as epidemias de pólio?

A maioria das pessoas infectadas não tem nenhum sintoma, ou apresenta sintomas muito leves e passam despercebidas da doença. Por isso, os vírus são silenciosamente espalhados para milhares de outras pessoas antes de surgir os primeiros casos de paralisia. Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde considera um único caso confirmado de pólio como evidência de uma epidemia.

A erradicação da pólio

Como posso para saber mais sobre a pólio e a sua erradicação?

Adquira o livro da campanha em:

poliomieliteumguia.wordpress.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s