Rotarianos em ação!

No último sábado, 15 de agosto, os Rotary Clubs do Distrito 4651 foram presença marcante no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O personagem Betinho Carrero, embaixador da campanha End Polio Now Santa Catarina, saiu do Parque Beto Carrero World e circulou por Florianópolis e São José para acompanhar o trabalho e animar a garotada.

dia d 2015 4

Diversos clubes também participaram das atividades junto às Secretarias de Saúde de seus municípios. Rotarianos auxiliaram transportando as vacinas em seus próprios veículos, organizando filas, distraindo as crianças, divulgando informações, incentivando pais e mães nas ruas para que levassem seus filhos aos postos de vacinação. Outros Rotary Clubes (RCs) doaram camisetas para o uso das equipes de vacinação, como os de Itajaí-Norte e Itajaí-Porta do Vale e o de São José-Kobrasol.

dia d 2015 1

Em Florianópolis, a adesão dos RCs foi de 100%. A abertura oficial da Campanha de vacinação foi realizada no Posto de Saúde do bairro Coqueiros, na Capital, onde estiveram presentes o Diretor de Vigilância em Saúde, Leandro Pereira Garcia, representando o Secretário de Saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho Junior, a Gerente de Vigilância Epidemiológica do município, Ana Cristina Vidor, integrantes dos Rotary Clubs de Florianópolis e Florianópolis-Leste e da Equipe Distrital do Rotary.

dia d 2015 11

A Dra. Ana Cristina Vidor destacou a importância da parceria com o Rotary e com o Beto Carrero World na Campanha, explicando que a divulgação obtida por meio dela é essencial. Ana alertou que a cobertura vacinal está sendo cada vez mais difícil de atingir, não somente no Estado como em todo o país. Ela explicou que existe uma crescente parcela da população com um estilo de vida alternativo e que busca mais saúde e qualidade de vida; mas, devido à falta de informação sobre os reais riscos e benefícios das vacinas, não entende que a vacinação faz parte dessa saúde almejada.

– O Governo tem o seu papel, que é vacinar, mas a mobilização da sociedade civil também é de extrema importância para disseminar essas informações – disse Ana Cristina.

dia d 2015 3

Após participar da cerimônia, Betinho Carrero circulou pelo Parque de Coqueiros brincando com as crianças. Acompanhado pelo Governador do Rotary, Carlos Fernandes de Alcântara Júnior, o personagem-símbolo do Beto Carrero World também esteve no TICEN, onde os companheiros do RC de Florianópolis-Ilha faziam o recrutamento dos pais, encaminhando-os ao posto ao lado.

dia d 2015 9

Depois, Betinho seguiu para o Mercado Público da Capital; Policlínica Central; e posto volante do Angeloni na Avenida Beira-mar, onde foi recebido pelas companheiras do RC de Florianópolis-Amizade; e Posto de Saúde da Trindade, onde membros do RC de Florianópolis-Trindade disponibilizaram balões e cama elástica para as crianças. Ele finalizou sua visita no Calçadão do Kobrasol, em São José, encontrando os representantes do Rotary Club, Rotaract e Rotary Kids que estavam a postos junto aos funcionários da saúde.

dia d 2015 6

Na Capital, os RCs dos Ingleses, Jurerê, Atlântico, Estreito , o E-club do Distrito 4651 e o Rotaract Club-Ingleses também disseram “Presente!” na mobilização. O Governador Carlos Fernandes dividiu-se entre atividades de Florianópolis, São José e sua cidade, Biguaçu, onde os sócios do Rotary Club trabalharam no Dia D ao lado do personagem Zé Gotinha.

dia d 2015 7

Em Itajaí, os RCs Porta do Vale e Norte atuaram juntos. Além de doar as camisetas para a Secretaria de Saúde, participaram de palestra com a enfermeira Andrea Bittencourt, responsável pela Campanha no município e estiveram presentes na abertura oficial, junto a autoridades locais.

dia d 2015 10

No Sul do Estado, o Governador Assistente do Rotary, Edson Souza de Oliveira, e a Diretora de Imagem Pública do RC de Capivari de Baixo, Nair Martins de Oliveira, estiveram com a enfermeira Caroline Zabot, coordenadora de vacinação da Secretaria de Saúde, nas rádios de maior abrangência da região: a 102 FM, Litoral AM e a Capivari FM. Dentre os assuntos abordados na entrevista, o principal foi o papel do Rotary na erradicação da pólio, além da situação atual da doença no Brasil e no mundo. Lá, os Rotarianos também participaram de ações e palestras de incentivo à vacinação nos dias anteriores ao lançamento da Campanha Nacional.

dia d 2015 8

Em Tubarão, o RC Cidade Azul encarregou-se da entrega de vacinas e da distribuição de refeições para as atendentes nos 12 postos existentes na região. As companheiras do RC de Laguna-República Juliana também marcaram presença, auxiliando o atendimento na Unidade de Saúde da Barra durante todo o dia, recebendo e incentivando a garotada a tomar a gotinha.

dia d 2015 5

Parabéns a todos os Rotary Clubs, Rotaract Clubs e Rotary Kids envolvidos na mobilização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Com certeza todos foram “Um Presente para o Mundo” nesse dia 15 de agosto!

Texto: Márcia Feijó. Imagens: Comunicação Beto Carrero World, Carla Argolo da Secretaria da Saúde de Florianópolis, e Rotary Clubs participantes.

2 comentários sobre “Rotarianos em ação!

  1. Bom Dia”

    Fizemos uma Campanha Pedagio Erradicação Polio e conseguimos valor alto para a Fundação Rotaria

    Gostaria de fazer uma publicação deste.

    Roatry Club Vale do Itapocu, Jaragua do Sul

    POor favor, aguardo retorno e envio matéria e imagens evento.

    Agradecida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s