Dia D da Pólio 2015

Mais um Dia D da Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite se aproxima e, com isso, mais uma vez, teremos, como Rotarianos, a oportunidade de dar a nossa colaboração.

Mas é papel do Governo! É o comentário que ouvimos, às vezes. Se combater a Pólio fosse atribuição exclusiva dos governos,  o Rotary jamais teria se envolvido no programa de erradicação dessa doença no mundo, quanto menos para liderá-lo!

Participar da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite no Brasil tem uma importância particular para nós. Em 1986, o Rotary doou 6 milhões de dólares ao governo brasileiro para a compra de vacinas, quantia suficiente para vacinar todas as crianças do país durante 5 anos.

sarney paulo viriato

Presidente Sarney com os representantes do Rotary, durante o ato de doação de 6 milhões de dólares em 1986.

Outra ação junto ao Ministério da Saúde foi a realização de um Seminário organizado pelo Rotary, que resultou em um documento assinado pelo Ministro da Saúde e autoridades da Organização Panamericana da Saúde, UNICEF e Rotary, estabelecendo que o Rotary e outras ONGs pudessem ter participação na coordenação do programa.

mostra a lingua

Símbolo do programa Polio Plus do Rotary ao lado do logotipo do Ministério da Saúde em cartaz da campanha de vacinação.

Comissões Polio Plus foram criadas nos Distritos e em cada Rotary Club do país. Dezenas de milhares de Rotarianos saíram às ruas para participar das campanhas de imunização promovidas pelo Ministério da Saúde, e em diversas cidades, o Rotary colocou faixas e outdoors, e providenciou transporte de vacinadores, gelo, e refeições aos postos de saúde.

rotarianos mobilizados

Rotarianos em frente a outdoor durante campanha de vacinação.

Outro resultado da atuação do Rotary foi a criação, em 1987, da Instrução Normativa da Receita Federal, que permitiu abater do Imposto de Renda as doações feitas à Comissão Nacional Polio Plus do Rotary no Brasil, para as campanhas de vacinação. E durante a fase final do combate à doença no Brasil, o Rotary ofereceu um prêmio de mil dólares para qualquer pessoa que notificasse um caso de paralisia infantil.

loteria

Extração especial da loteria estadual do Rio Grande do Sul para o combate à poliomielite no Brasil.

O programa de erradicação da pólio é o maior movimento social organizado em tempos de paz da história, com mais de 20 milhões de voluntários; e destes, 1 milhão e 200 mil são do Rotary. O slogan “End Polio Now” vem sendo usado, pelo Rotary, como a marca de sua participação no programa, e pode ser visto em todos os países afetados pela doença, estampado nas caixas de isopor que transportam as vacinas, nos containers que servem de ponto de vacinação nas fronteiras do Paquistão, e nas camisetas usadas para a divulgação da causa.

Ao se completar 1 ano da interrupção da circulação do vírus da doença na Nigéria, e consequentemente do continente africano, estamos mais próximos que nunca do fim. Mas infelizmente, cada ano que atrasamos para erradicar a pólio custa ao programa de erradicação 1 bilhão de dólares em campanhas de vacinação e vigilância da doença, o que tem criado uma grande pressão para todos, já que, de acordo com o plano da OMS, o último caso no mundo deveria ter ocorrido em 2014. Por isso, vamos às ruas no dia 15 de agosto próximo. Temos urgência em acabar com a pólio. Acabe com a pólio, agora!

Wan Yu Chih
Membro da Subcomissão Polio Plus do Rotary Distrito 4651

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s