O encontro de Vargas e Roosevelt em Natal

Após a invasão da África, a Alemanha se tornaria uma ameaça ao Brasil. Por isso, durante a segunda guerra mundial, o governo brasileiro concedeu permissão aos Estados Unidos para construir e operar uma base aérea no Rio Grande do Norte.

Foi quando em 28 de janeiro de 1943, o presidente Getúlio Vargas se encontrou secretamente com o presidente Franklin Roosevelt, na base aérea de Natal. O encontro, que depois foi amplamente noticiado, resultou mais tarde na criação de uma força expedicionária brasileira, que viria a lutar na Itália no final da guerra.

Roosevelt tinha vindo da Conferência de Casablanca, onde estivera reunido com Winston Churchill e Charles de Gaulle, e Getúlio Vargas de São Paulo, onde havia deixado seu filho, Getulinho, em estado grave no hospital. Getulinho fora vítimado por uma doença contraída nos Estados Unidos, a mesma que paralisou para sempre as pernas de Franklin Roosevelt quando jovem – a poliomielite.

Getulinho faleceu por parada respiratória, alguns dias após o famoso encontro, aos 23 anos de idade. Ainda abundante no Continente Americano à época, a pólio não poupava nem os ricos e poderosos.

vargas fdr

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s