Demorando demais para erradicar a pólio?

polioegypt
Se você acha que devemos desistir da erradicação da pólio porque está demorando demais, considere o seguinte. As nações do mundo gastam uma fortuna para manter a população do planeta vacinada contra várias doenças. A erradicação de uma doença, além de poupar vidas, permite uma grande economia, pois acaba com a necessidade de se continuar vacinando pessoas contra aquela moléstia. A pólio foi escolhida para ser erradicada, pois havia uma vacina oral barata e fácil de ser aplicada, e doadores e governos dispostos a abraçar a causa.

O programa de erradicação da pólio foi inspirado pelo sucesso da erradicação da varíola em 1979, que, além de ter sido a primeira, foi concluída em apenas 13 anos depois de iniciada em 1966. Na verdade, o programa de erradicação da varíola foi lançado em 1959, pela OMS, mas só a partir de 1966 ele começou a ser executado. Então, na realidade, foram 20 anos até ela ser erradicada.

Desde quando o médico inglês Edward Jenner descobriu a vacina da varíola em 1796, a doença levou 183 anos para ser erradicada. A poliomielite também é uma doença antiga, conhecida há mais de 4000 anos, conforme indicam as inscrições em pedra do Egito. Se conseguirmos erradicar a pólio em 2018, conforme previsto no Plano End Game (Etapa final) da OMS, a doença terá levado apenas 55 anos para ser erradicada desde quando Albert Sabin descobriu a vacina oral em 1963 – o que será um recorde.

O programa de erradicação da pólio conseguiu enormes avanços. No início, em 1988, havia 350.000 casos anuais; em 2014, foram apenas 350 casos. Havia 3 tipos de vírus; agora existe apenas 1. Havia 120 países endêmicos da doença; agora, são apenas 3, e um deles, a Nigéria, está quase livre do vírus. A erradicação de uma doença é como uma maratona. Ajude-nos cruzar a linha de chegada, e faça parte da história.

Campanha End Polio Now Santa Catarina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s