Keep Calm and End Polio Now

keep-calm-logo

Slide3

Um ano antes da Segunda Guerra Mundial começar, o Governo Britânico criou um cartaz com os dizeres “Keep Calm and Carry On”, para preparar a população para os tempos difíceis que viriam pela frente. No ano seguinte, vários países já haviam sido invadidos pelos alemães e, em breve, a França seria o próximo, criando terror entre os britânicos. Mas com a confusão da guerra, o cartaz nunca chegou a ser utilizado. Até que em 2000, uma das poucas cópias que sobreviveram foi descoberta por acaso numa feira de antiguidades e, desde então, a mensagem, que em português quer dizer “Mantenha a Calma e Continue”, passou a ser usada em camisetas e outros objetos. Lembramos dessa história, analisando o momento atual da erradicação da pólio, e criamos a nova estampa “Keep Calm” da camiseta casual, para a Campanha End Polio Now Santa Catarina do Rotary Distrito 4651.

O aumento do número de surtos da doença no final de 2013 e início de 2014, na África e Ásia, deixou muita gente preocupada, e alguns passaram a se questionar se vale a pena prosseguirmos nessa luta. É preciso “manter a calma” e analisar os fatos. Apesar do recorde histórico mínimo de 223 vítimas da doença alcançado 2012, os 416 casos de 2013 e os 112 casos do primeiro semestre de 2014 ainda estão num patamar bem abaixo do que o de quando começamos a Iniciativa Global para a Erradicação da Polio (350.000 casos por ano). Além disso, as medidas de emergência tomadas naqueles países têm sido eficazes e os surtos vêm sendo contidos com êxito.

O médico gaúcho, Ciro de Quadros, que liderou a erradicação da pólio na Região das Américas e dirigiu a erradicação da varíola na Etiópia – única doença erradicada no mundo até agora – nos disse que a última etapa é sempre a mais difícil, pois envolve os lugares mais remotos e situações mais difíceis, e que, por outro lado, os maiores problemas, os mais ambiciosos e desafiadores, são os que mais valem a pena serem resolvidos, pois são os que deixarão o maior legado.

Com a perspectiva da invasão da Inglaterra pelas forças alemãs, em 1940, Winston Churchill proferiu o célebre discurso: “Iremos prosseguir até o fim… iremos lutar nos mares e oceanos… nos ares… nos campos e nas ruas. Nunca iremos nos render.” Nós também não. Por isso, Keep Calm and End Polio Now! Fique calmo, e acabe com a pólio, agora!

_______________
Wan Yu Chih
Presidente da Subcomissão Distrital Polio Plus e
Coordenador da Campanha End Polio Now Santa Catarina
Sócio do Rotary Club de Florianópolis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s