Pólio. Emergência Global da Saúde.

A OMS declarou estado de emergência global de saúde pública devido ao recente avanço da pólio nos países da África e Ásia. A última vez que a OMS fez isso foi em 2009, por causa do vírus H1N1 (gripe suína). Mas o que significa a atual emergência?

polio cases india

Em fevereiro de 2014, o mundo inteiro comemorou quando a Índia foi certificada livre da pólio. Foi uma verdadeira conquista, pois o país era tido como o mais difícil do mundo para se eliminar essa terrível doença. Mas logo depois, em maio de 2014, a OMS declarou emergência na saúde pública global para conter a pólio, tendo em vista três países que recentemente passaram a exportar o vírus para os países vizinhos: Paquistão, Síria e Camarões. Então, se pergunta: Ainda estamos no caminho para acabar com essa doença globalmente? Vamos responder a essa questão.

Voltemos à 1988. Naquele ano, havia 125 países endêmicos da pólio (países onde a pólio nunca havia sido interrompida), em cinco continentes. A doença paralisava cerca de 1.000 crianças por dia. Vencer a doença parecia para muitos um desafio insuperável. Mas tínhamos evidências de que isso era possível de ser feito. Os Estados Unidos, por exemplo, erradicaram com sucesso a doença em 1979, graças às campanhas de vacinação lançadas nos anos 50. Então, em 1988, a Assembleia Mundial da Saúde (órgão decisor da OMS) deu um importante passo ao lado de parceiros como o Rotary International. Ela aprovou uma resolução para acabar globalmente com a pólio e destinou recursos para alcançar todas as crianças do mundo com a vacina da pólio. Graças à parceria internacional com o Rotary, os recursos e o comprometimento dos governos, a pólio começou a desaparecer no mundo – uma criança vacinada de cada vez.

oms

Quando a Índia foi declarada livre da doença em fevereiro, restava somente três países endêmicos: Paquistão, Afeganistão e Nigéria (cor laranja, ao centro do mapa). Contudo, a pólio não conhece fronteiras e sete países anteriormente livres da pólio tiveram o vírus importado o vírus em 2013 e 2014. Isso nos trás de volta à atual emergência global da saúde.

2014-2

Cor verde – países com casos recentes
Cor laranja – países endêmicos

A declaração da OMS veio em resposta aos recentes casos de pólio levados aos países vizinhos pelo Paquistão, Síria e Camarões. O Paquistão vem infectando o Afeganistão que estava quase livre da doença. A Síria que recebeu o vírus do Paquistão, infectou o Iraque. E Camarões, infectado pela Nigéria, transmitiu o vírus para a Guiné Equatorial.

paq siria camar

Na declaração da emergência, a OMS recomenda que os países infectados com a pólio certifiquem-se que todos os residentes recebam uma dose da vacina da pólio antes de viajar. O objetivo é garantir que a doença não se espalhe e que o progresso alcançado até o momento seja mantido. Ao se tentar livrar o mundo de qualquer doença infecciosa humana (um feito que foi alcançado somente uma vez no passado, com a varíola) desafios desse tipo são inevitáveis. O mundo está preparado para o desafio. Graças às abordagens inovadoras e a dedicação daqueles que estão na linha de frente, logo, criança nenhuma irá mais sofrer dessa doença.

vacinador

Original em inglês publicado pela Fundação Gates. Original em inglês publicado pela Fundação Gates. Traduzido e adaptado por End Polio Now Santa Catarina.

http://www.impatientoptimists.org/Posts/2014/05/Polio-Eradication-Explainer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s