Lançamento da Campanha End Polio Now Santa Catarina Ano III

LANÇAMENTO NA ASSEMBLEIA DISTRITAL 2014 EM FLORIANÓPOLIS.

Há três dias tivemos uma das maiores conquistas na historia da erradicação da pólio. A Índia completou 3 anos livre da polio, com isso, a OMS certificou toda a região do sudeste asiático como livre da polio.

A última vez que uma região foi certificada foi há 12 anos – a região da Europa, em 2002. Com a certificação da região do sudeste asiático, que tem 1.8 bilhão de pessoas, a parcela da população mundial vivendo em áreas livres da pólio passou dos atuais 50% para 80%.

Falta agora acabar com a pólio nos 3 países que ainda abrigam o vírus endógeno: Nigéria, Afeganistão e Paquistão. São esses três países que hoje levam a doença para o resto do mundo. Nos últimos 12 meses, a Nigéria teve 42 casos versus 104 em relação ao mesmo período anterior. O Afeganistão teve 16 casos contra 33 do período anterior. Por outro lado, o Paquistão se tornou um pesadelo para os oficiais da saúde do país e também para o GPEI. Nos últimos 12 meses, foram reportados 112 casos contra 49 do período anterior.

O vírus do Paquistão tem atravessado continuamente a fronteira do Afeganistão, e a sua presença tem sido constantemente detectada nos esgotos do Egito e Israel. Outro vírus saiu do Paquistão e reinfectou a Síria, ameaçando levar a doença para a Europa através dos refugiados que estão fugindo do país. Na África, quatro países outrora livres da pólio foram reinfectados com o vírus da Nigéria, entre eles o Quênia e Somália.

Mas nem tudo é sombra. Existem outros importantes avanços além da conquista da Índia. Do total de 5 bilhões de dólares que faltam até conseguirmos a erradicação global, temos o comprometimento de doação de 4 bilhões dólares no ano passado, obtido no Encontro de Cúpula de Abu Dhabi nos Emirados Árabes. Falta ainda obter 1 bilhão. Dos três tipos de poliovírus, o do tipo 2 foi visto pela última vez em 1999 e foi erradicado. O do tipo 3 foi visto pela última vez na Nigéria em novembro de 2012, e também pode ter sido erradicado. Resta agora somente o vírus do tipo 1, o que facilita muito o combate. Uma outra conquista que trouxe alento foi o anúncio, em fevereiro, de um acordo entre os fabricantes de vacinas para fornecer a vacina injetável (Salk) por menos de 1 dólar por dose aos países pobres . A vacina injetável é feita com vírus mortos que são totalmente inofensivos para as outras pessoas, e por isso é considerada uma das peças fundamentais da etapa final da erradicação. Após a detecção do último caso da doença, o mundo inteiro deverá utilizar somente a vacina injetável durante os três anos de observação até a certificação global.

O desafio é enorme. Temos este ano para interromper a transmissão do vírus e até 2018 para obter a certificação da erradicação da doença. Por isso, o nosso Distrito 4651 resolveu continuar o esforço iniciado há dois anos e lançar o terceiro ano da Campanha End Polio Now Santa Catarina. Iremos perseguir os mesmos objetivos desde o primeiro ano: Divulgar e Arrecadar fundos para a causa.

Para a divulgação queremos que os clubes realizem ações no dia D da vacinação em junho de 2015, com a meta de participação de 25% dos clubes do Distrito, ações no Dia Mundial da Pólio em outubro de 2015, com a mesma participação, e uma ação especial no Rotary Day, coordenada pelo Distrito, que deverá contar com o apoio dos clubes da região de Florianópolis e São José, com a meta de participação de 50% desses clubes.

Para a arrecadação, os clubes poderão organizar eventos, buscar doações de empresas e uma novidade: buscar doações de “doses da vacina”. Por R$ 15,00, as pessoas poderão doar quatro doses da vacina, salvar uma vida e ganhar uma camiseta, um livro da campanha, ou a novidade: a sacolas da End Polio Now, nas cores azul ou vermelha. A nossa meta para o ano 2014-15 é a de doarmos 100 mil doses da vacina ao Fundo Polio Plus, Programa do Rotary destinado ao combate global.

Muita gente nos pergunta, “Por que ajudar pessoas de países distantes se temos por aqui mesmo tanta necessidade?”. Imagine o seguinte. Imagine que em seu caminho você passa por uma praça com uma fonte ou um lago. Você vê uma pequena menina se afogando. Você olha em volta e não vê os pais, nem ninguém. Você entraria na água para salvá-la? Claro que sim. Mas, e se esse lago estivesse na África e não tivesse ninguém para socorrê-la? E se ao invés disso, essa criança estivesse sob risco de morrer de asfixia ou de ficar paralítica para sempre por causa do vírus da pólio, por falta de uma simples vacina? Se você pudesse fazer alguma coisa, você faria?

Se está ao nosso alcance fazer algo, sem sacrificar algo importante para nós e nossas famílias, será antiético não fazê-lo. Apliquemos a Prova Quádrupla do Rotary. É a verdade? Claro, essas vidas podem ser salvas! É justo? Sem dúvida. Criará boa vontade? Sim, a erradicação da pólio é o maior movimento social de ajuda humanitária em tempos de paz. São 20 milhões de pessoas no mundo inteiro participando, sendo 1,2 milhão do Rotary. Será benéfico para todos? Sim, contudo será benéfico sobretudo para nós mesmos. Ajudar os mais desfavorecidos pode trazer um novo sentido e propósito para nossas vidas, mesmo que seja com pequenos desembolsos ou dedicação de tempo que não causarão prejuízo algum em nossas vidas.

O mundo hoje é uma pequena aldeia. Enquanto houver um caso de pólio em qualquer lugar do planeta, todas as crianças do mundo estarão correndo risco. Por isso, precisamos de você para acabar com essa terrível doença. Faça parte da história! Acabe com a pólio, agora!

Obrigado.

Wan Yu Chih
Presidente da Subcomissão Distrital Polio Plus
Rotary International Distrito 4651

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s