Nelson Mandela, 18/07/1918 – 05/12/2013.

dh_mandela2-20131206092256146309-620x349

Discurso do Presidente Nelson Mandela no lançamento da Campanha “Kick Pólio Out of Africa*”

“Somente esforços conjuntos que galvanizam sociedades inteiras serão bem sucedidos em chutar esse vírus – o que lembra muito uma partida de futebol – para fora da África e, um dia, para fora do mundo.”

A África é conhecida por sua beleza, seu rico patrimônio natural e abundância de recursos – mas também pelo sofrimento de suas crianças que assombra a consciência do nosso continente e do mundo. O legado do nosso passado colonial, a falta de recursos e a devastação da guerra, tornaram nossas crianças especialmente vulneráveis à doença.

A cooperação entre as nações de todo o mundo, juntamente com o avanço científico, tornaram o controle global de certas doenças possível. Uma das grandes conquistas da nossa geração é a erradicação da varíola. A Cúpula Mundial de Sobrevivência Infantil, em 1990, definiu como um de seus objetivos a erradicação da poliomielite até o ano 2000. A campanha “Chute a Pólio para fora da África” irá ajudar a alcançar este objetivo e tenho o enorme privilégio de fazer parte dela.

No ano passado, no Dia Mundial da Saúde, convoquei a África do Sul a aderir à iniciativa de “mundo livre da pólio até o ano 2000”. A resposta foi fenomenal. Graças aos esforços dos nossos dedicados profissionais da saúde e daqueles que pertencem às organizações regionais e internacionais, milhares de crianças em toda a África do Sul foram vacinadas contra a poliomielite. Na África como um todo, o número de casos de poliomielite diminuiu de mais de 4.000 em 1990 para menos de 1.000 em 1993. A dedicação dos voluntários de toda a África, assim como os incansáveis esforços das organizações internacionais e parceiros externos, merece ser altamente elogiada. Mas o nosso objetivo não é somente o de reduzir o número de casos – é o de eliminar a doença completamente. Nenhum país pode estar a salvo desta doença até que o mundo inteiro esteja livre dele, pois ela pode atravessar fronteiras com facilidade.

Campanhas de imunização em massa começaram em muitos países africanos este ano. Com a ajuda dos nossos parceiros, a Organização Mundial da Saúde, UNICEF, Rotary International, USAID, CDC e do governo do Japão, esperamos chegar com a vacina a 50 milhões de crianças este ano. Mas sabemos que a campanha de vacinação não irá chegar a todas este ano. As crianças que não forem imunizadas ficarão suscetíveis à doença – mesmo em áreas onde não foram vistos casos de poliomielite há algum tempo. E assim, para dar significado ao nobre trabalho que está sendo feito pelos profissionais de saúde em todos os nossos países, devemos atacar a doença em todas as frentes. Cada pai ou mãe na zona rural deve ser capaz de reconhecer os sinais de alerta de fraqueza dos membros de uma criança. Eles devem ser capazes de obter acesso aos recursos médicos para o tratamento de seus filhos, e serem capazes de impedir que a doença coloque em perigo outros filhos.

Estamos chamando os jogadores de futebol de todo continente para trazer a sua enorme influência para esta campanha. Somente esforços unificados que galvanizam sociedades inteiras serão bem sucedidos em chutar esse vírus – o que se parece muito com uma partida de futebol – para fora da África e, um dia, para fora do mundo.

Foi uma parceria entre organizações internacionais, governos, setor privado e comunidades que nos permitiu erradicar a varíola do mundo. Deixemos essa conquista nos inspirar a todos para que redobremos nossos esforços nesta campanha… até que tenhamos chegado a todas as crianças na África – até que possamos dizer com segurança que chutamos a pólio para fora da África, para sempre.

Obrigado,

Nelson Mandela

* Chute a pólio para fora da África. Discurso de 02 de agosto de 1996.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s