TORNEMOS O SONHO REALIDADE.

TORNEMOS O SONHO REALIDADE.
ROTARY DAY 2013 END POLIO NOW EM LAGUNA.

Estamos reunidos aqui na antiga sede da República Juliana. Nesta noite, mais uma vez, Laguna irá fazer parte da história. Estamos reunidos nesta praça para fazer parte de uma guerra – uma guerra contra a segunda doença a ser erradicada na história da humanidade: a poliomielite, ou paralisia infantil.

Quem não ficaria comovido ao ver uma criança paralítica… arrastando-se pelo chão… presa à muletas… ou presa a um pulmão de aço? Imaginem saber que mais de 350.000 crianças, em 125 países, a cada ano, ficavam assim para sempre, simplesmente por não terem acesso a uma vacina que já havia sido inventada há muitos anos atrás?

Inconformado com isso, o Rotary idealizou um mundo livre da pólio. E em 1985, lançou o Programa de Eliminação da Pólio na Região das Américas, junto com a Organização Panamericana da Saúde. Três anos depois, com o sucesso do programa, o Rotary juntamente com a Organização Mundial da Saúde, a UNICEF e o Centro de Doenças Contagiosas dos EUA, lançou a Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio, em 1988.

O sonho de um mundo livre da paralisia infantil se confunde com o aniversário do Rotary, pois esse seria o presente a ser dado às crianças do mundo, no ano do centenário de sua fundação, em 2005.

A história da paralisia infantil é uma das mais longas da humanidade. Há 4.000 anos, conhecemos a doença. Há 200 anos, sabemos que ela é contagiosa. Há 100 anos, sabemos que é causada por vírus. Há 50 anos, criamos as vacinas. E há 25 anos lançamos o programa de erradicação global.

No ano passado, para evitar o retrocesso do vírus nos países livres dele, a pólio foi colocada em estado de emergência global pela Assembleia Mundial da Saúde. E assim, no final do ano, tivemos somente 200 casos de paralisia no mundo – em apenas 3 países endêmicos. Um recorde histórico. Mas interromper a pólio nesses países é um dos maiores desafios que o mundo já viu. E seis anos nos separam, agora, para finalmente obter a certificação da erradicação em 2018. Será uma vitória a ser celebrada pelo mundo inteiro, equivalente em importância à conquista da Lua, à queda do muro de Berlim.

Muitos perguntam: Como é que o Rotary e os seus parceiros conseguem manter a chama da erradicação viva até hoje? No mundo atual, erradicar a pólio passou a ser um imperativo moral. Afinal, os lugares mais contaminados do mundo são justamente os mais pobres. Não será surpresa que o passo final será um passo de humanidade com aqueles que não vemos… um passo que acontece por detrás da cortina da pobreza… onde pessoas morrem em silêncio… sem ninguém para ouvi-las. Será, portanto, um teste para a nossa civilização… mostrar como tratamos as pessoas mais vulneráveis da terra… como nos importamos com as pessoas que não vemos.

E para reafirmar a promessa feita de um mundo livre da pólio, desde 2007 o Rotary passou a iluminar monumentos históricos com o símbolo da campanha END POLIO NOW. E hoje, exatamente neste dia, e nesta noite, Laguna se une a Nova Iorque, Londres, Roma, Cairo, Tóquio, Sydney, e outras 200 cidades, com o mesmo objetivo – para dizer ao mundo que a luta continua, e que nós não iremos desistir.

Para terminar, não poderia deixar de lembrar a heroína de Laguna, a heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi, que disse uma vez: “- Não tenha medo de viver e de correr atrás dos sonhos. Tenha medo de ficar parado.” Rotarianos e catarinenses aqui reunidos: ‘Tornemos esse sonho uma realidade! Ergamos os braços e gritemos: Faça parte da história. Acabe com a pólio, agora!’

Obrigado.

Wan Yu Chih
Presidente da Subcomissão Distrital Polio Plus
Rotary International Distrito 4651

2 comentários sobre “TORNEMOS O SONHO REALIDADE.

  1. Parabéns. Muito bonita a iniciativa.O discurso foi suscinto mas deu a ideia plena do programa.É com poucas palavras e muita ação que se faz a diferença.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s