Agora, a erradicação da pólio é uma emergência mundial.

Intensificação da Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio

A Assembleia Mundial da Saúde aprovou hoje a resolução EB130.R10 que declara a conclusão da erradicação da poliomielite uma emergência para a saúde pública global. A Índia foi mais uma vez parabenizada por ter interrompido a circulação do poliovírus selvagem endógeno. No entanto, três países ainda mantém a transmissão endêmica do vírus selvagem. A menos que a transmissão do poliovírus seja interrompida nesses países, haverá o ressurgimento mundial da doença com um risco real de surtos graves em áreas que há muito tempo estão livres da pólio. A resolução aprovada exige a implementação total das estratégias de erradicação, atuais e novas, a instituição de uma forte supervisão nacional, mecanismos de responsabilização para todos os países infectados com o poliovírus, e a vacinação para todos os viajantes procedentes e com destino às áreas infectadas.

Os Estados-Membros com o poliovírus são instados a declarar essa transmissão uma “emergência de saúde pública nacional”, exigindo o desenvolvimento e a total implementação de planos de ação de emergenciais. Paquistão, Nigéria e Afeganistão já estabeleceram planos de emergência nacionais para a erradicação da pólio e elevaram suas iniciativas nacionais de erradicação da poliomielite ao estado de emergência, envolvendo cada governo como um todo e a sociedade para garantir que todas as crianças sejam vacinadas. Durante a discussão, os parceiros reiteraram seu apoio à iniciativa de erradicação da poliomielite e a importância de tratar a erradicação da pólio como uma emergência programática, e pediram a todos os demais parceiros que se comprometam totalmente com suas ações e com recursos de financiamento.

A Diretora Geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) Margaret Chan e o Diretor-Geral Assistente Dr. Bruce Aylward afirmaram que a erradicação da pólio encontra-se pendendo entre o sucesso e o fracasso, e o financiamento é essencial para garantir que a erradicação penda na direção certa. A quantia mínima adicional necessária somente para 2012 é de USD 150 milhões.

Traduzido do original pela coordenção da campanha.

http://www.who.int/mediacentre/events/2012/wha65/journal/en/index.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s