Acabe com a pólio, agora!

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, divulgou hoje um editorial aberto para diversos veículos de comunicação de todo o mundo.

***

… Durante os próximos dias, em dois continentes, dois eventos oferecem uma oportunidade para um avanço. Primeiro, os líderes das maiores economias do mundo, do G8, se reúnem em Camp David, em Maryland (EUA). Em seguida, os Ministros da Saúde de todo o mundo se reúnem em Genebra. Juntos eles podem dar um impulso para se cumprir uma promessa épica: libertar a humanidade de uma das doenças mais mortais e debilitantes do mundo.

… epidemiologistas da ONU alertam que, se nada for feito, um surto renovado poderá afetar até um milhão de pessoas em uma década, muitas delas crianças – as mais vulneráveis dentre os vulneráveis.

… A erradicação da pólio nos três países depende muito dos recursos de cada governo. Mas isso não é suficiente. Com uma ação determinada, a comunidade internacional pode acabar com a pólio de uma vez por todas. Para isso, porém, deve organizar e empenhar os recursos financeiros necessários.

As Nações Unidas, com o seu parceiro Rotary International, está dirigindo uma campanha global. Nossas agências estão trabalhando duro para chegar a todas as crianças, inclusive aquelas em campos de refugiados ou varridas por desastres naturais e emergências de fome. É difícil, mas pode ser feito.

… A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio tem apenas metade dos US$ 2 bilhões de que necessita para obter vacinas e pessoal para os últimos redutos da doença. Devidamente munidos, podemos vencer esta batalha final. Se a comunidade internacional reconhecer o que está em jogo e reunir os recursos, poderemos vencer a guerra contra a pólio – finalmente e para sempre.

… Quando os Ministros de Saúde do mundo se reunirem em Genebra, eles irão declarar um estado de emergência da saúde pública mundial e pedir ao mundo uma resposta à ameaça de uma poliomielite ressurgente. Os líderes do G8 se que se encontram em Camp David devem estar cientes do que está vindo – e reconhecer essa grande oportunidade de agir em nome dos habitantes do globo.

Esses encontros serão seguidos em breve por outros: o encontro anual do G20 no México, a Conferência Rio+20 no Brasil e o Encontro de Cúpula da União Europeia na Bélgica. Espero que a pólio esteja nas suas agendas. Apelo a todos os líderes, em todos os lugares, agir agora para proteger as gerações futuras. Ao financiar o Plano Global de Ação Emergencial da Pólio para os próximos dois anos, nós poderemos fazer da ameaça da pólio uma lembrança desbotada e distante.

Clique aqui para ler o texto original em inglês

Ou clique aqui para ler a tradução em português

About these ads

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: